Neuropediatra esclarece 11 dúvidas sobre microcefalia






 

Você sabe o que é a microcefalia? Apesar de o assunto ter sido pauta constante na mídia, as dúvidas ainda persistem para boa parte da população. A neuropediatra do Hapvida, Margarida de Pontes,  elencou um guia sobre as principais questões:

O POVO: O que é a microcefalia?
Margarida de Pontes: Microcefalia é quando a criança tem o diâmetro craniano inferior à média para sua idade e sexo. Considerando uma margem de tolerância, chamada desvio padrão do perímetro cefálico. O perímetro e diminuído por causa da redução do volume do cérebro.

OP: O que ela acarreta?
Margarida de Pontes: a microcefalia pode acarretar retardo no desenvolvimento, atraso intelectual, convulsões e alterações comportamentais. Podendo haver variações da gravidade, de acordo com o grau de comprometimento.

OP: Quais são as causas?
Margarida de Pontes: a microcefalia pode ser genética, encontrada em algumas síndromes. Ou secundárias. Existem causas infecciosas, durante o período de gestação, como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e outras, a exemplo da ingestão de álcool ou substâncias químicas pela gestante. Esses fatores, principalmente no primeiro trimestre da gravidez, pode impedir a formação adequada do sistema nervoso.

OP: Como é feito o diagnóstico?
Margarida de Pontes: Suspeita-se de microcefalia quando existe um perímetro cefálico baixo ao nascimento ou quando no primeiro ano de vida não há o desenvolvimento compatível com a idade. Com desproporção do crânio com a face e também fechamento precoce das fontanelas (conhecidas como moleiras), deve-se,então,solicitar exames de imagem, tomografia e ressonância de crânio para fechar o diagnóstico.

OP: Qual o tratamento?
Margarida de Pontes: o tratamento varia de acordo com a manifestação clínica. Como, por exemplo, tratar as convulsões, fazer fisioterapia e outros tratamentos de suporte, para o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

OP: Quais as complicações?
Margarida de Pontes: dependendo da gravidade, podemos ter crianças com comprometimento grave, que podem ser incapacitadas permanentemente.

OP: É possível prevenir a microcefalia?
Margarida de Pontes: a melhor forma de prevenção e a realização do pré-natal, se possível, com exames anteriores e orientações específicas, como o calendário de vacinas.

A gestante deve evitar ingestão de álcool, medicações sem orientação médica, uso de fumo e exposição a fatores como radiação.

OP: A Zika está sendo apontando com a causa do aumento de casos no Nordeste, como ele atua para o desencadeamento da microcefalia?
Margarida de Pontes: Zika e outras doenças ocasionadas por arbovírus podem estar relacionados ao aumento do numero de casos de microcefalia. Uma vez que existe surto dessas doenças e consequente acometimento das gestantes.

OP: Quais as orientações para quem já está grávida?
Margarida de Pontes: Realização do pré-natal adequado e evitar se expor aos fatores de risco.

OP: Que outras precauções devem ser adotadas?
Margarida de Pontes: Deve-se adotar as medidas preventivas contra o aedes, mosquito transmissor da Zika, e as gestantes devem evitar exposição, usar roupas compridas, telas e repelentes naturais, evitando assim a doença durante a gravidez com o risco de microcefalia.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui