Cadeira de rodas que consegue andar na neve ou na areia






O americano Brad Soden está ajudando a mudar a vida de pessoas com deficiência física com sua invenção batizada de Tankchair, ou "cadeira tanque", em uma tradução livre da palavra para o português. Ela é uma cadeira de rodas diferente das convencionais por um "pequeno" detalhe: ela é equipada com rodas de tanques do exército. Por isso, ao apertar apenas um botão, a pessoa que está na Tankchair consegue se locomover em terrenos difíceis, como os que têm neve ou areia.

Soden criou a invenção após Liz, sua esposa, ter sofrido um acidente de carro que a deixou paralítica. Para o inventor, os modelos normais se preocupam apenas com o movimento das pessoas dentro de casa, pois elas não danificam tapetes nem pisos, e deixam de lado situações em ambientes externos.

Uma Tankchair custa em torno de 15 mil dólares e é vendida apenas por meio do site da empresa de Soden, a TC Mobility. Mas, para tornar a tecnologia mais acessível, o veterano do exército criou a Fundação Liz Soden, que doa a cadeira para quem não pode comprar uma.

Outros modelos customizados também já foram feitos por Brad: ele já criou, por exemplo, uma cadeira de rodas para trabalhar como carro de polícia. A cadeira tem sirenes e um sistema de LED que desarma um suspeito usando uma luz pulsante, que o deixa nauseado e com outros sintomas debilitantes. Soden afirma que a melhor parte de construir um modelo como esse foi ter ajudado um policial que ficou paralítico a voltar para sua função.

Atualmente ele testa um novo modelo, batizado de Speedster. A cadeira é forte o suficiente para os ambientes urbanos e pode ser usada dentro de casa sem prejudicar o piso.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui