Reabilitação gera autonomia e qualidade de vida de idoso







A fisioterapia geriátrica, destinada ao tratamento de diversas doenças relacionadas ao avanço da idade, atua na prevenção e reabilitação do idoso com objetivo de melhorar sua autonomia e qualidade de vida. Com exercícios diversificados e especiais para cada necessidade, essa modalidade de fisioterapia visa melhorar a força muscular, o equilíbrio, a capacidade respiratória, bem como tratar incontinência urinária, dores e postura, além de melhorar flexibilidade e coordenação motora.

De acordo com a fisioterapeuta Áurea Gonçalves Ferreira, especialista em fisioterapia geriátrica, atualmente a especialidade consegue obter resultados no tratamento de portadores da doença de Parkinson e do mal de Alzheimer. "Hoje em dia vem se descobrindo com mais frequência o aparecimento dessas doenças classificadas como patologias geriátricas e, portanto, atinge mais os idosos. Entretanto, vem se questionando muito o desenvolvimento dessas doenças degenerativas em adultos de faixa etária de 35 a 45 anos, especialmente o Parkinson", revela.

Segundo a especialista, as duas doenças degenerativas podem levar o paciente ao óbito, embora o mal de Alzheimer tenha um progresso importante de cinco a 10 anos após o diagnóstico. No entanto, Áurea Ferreira destaca que, especialmente no caso do Parkinson, a morte acontece se nada for feito para diminuir a progressão da doença e seus efeitos sobre a vida do portador. "Enquanto o Alzheimer é uma doença silenciosa, o Parkinson, que tem quatro fases, é visível a partir da primeira etapa. No caso do Alzheimer, a doença atrapalha o trabalho dos neurônios, na hora que a pessoa busca formar um raciocínio e a cognição que a doença atua causando degeneração da memória, do raciocínio e da coordenação motora", frisa a fisioterapeuta.

A fim de evitar a progressão e as limitações das duas doenças, a especialista ressalta que o ideal é buscar um diagnóstico cada vez mais precoce. "Por serem doenças genéticas, quanto melhor a qualidade de vida mais tempo se poderá atrasar seu desenvolvimento. Sendo que diagnóstico precoce é somente com avaliação física. O Alzheimer é muito confundido com a demência do envelhecimento que todos nós, que um dia podemos desencadear através do esquecimento, que é algo normal do envelhecimento, mas, é sempre bom buscar o diagnóstico objetivo de um profissional", completa.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui