Prevenção a problemas posturais é enfocada em lei de autoria de Siufi







Estudos demonstraram que aproximadamente 80% da população adulta podem desenvolver problemas posturais, em grande parte associados a disfunções posturais iniciadas ainda na infância e adolescência. Considerando estas estáticas o vereador Paulo Siufi (PMDB), apresentou, aprovou e já foi sancionada a Lei número 5.164/12, que institui programa de educação postural, por meio de fisioterapia no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.
 
Segundo o vereador Paulo Siufi as crianças e adolescentes em idade escolar são particularmente suscetíveis aos problemas posturais, em razão de modificações no sistema ósseo que ocorrem entre 7 e 14 anos, tornando-as mais suscetíveis à má-formação. "Justifica-se assim a importância da atenção aos problemas de correção postural com foco na criança e no adolescente, para corrigir ou evitar desvios posturais comuns nessa faixa etária", afirma Siufi, que também é médico pediatra.
 
Pelo projeto é possível ter uma semana dedicada à correção postural, que será oportuna para propiciar o encontro de conhecimentos e a troca de experiências entre educadores e profissionais da saúde, assim como a informação e a orientação aos pais e aos alunos. O projeto enfoca a prevenção e a reabilitação de alterações posturais em crianças e adolescentes, mas vai conscientizar alunos, professores e pais sobre a necessidade de uma postura adequada.
 
Ainda dentro do programa esta prevista uma avaliação postural no início do ano letivo e uma reavaliação a cada quatro meses. O ambiente escolar também terá orientações ergonômicas de profissionais da fisioterapia, além de um trabalho de estimulo aos alunos sobre o peso ideal de mochilas, atividades de alongamento e exercícios fisioterapêuticos. A lei foi sancionada no dia 28 de dezembro de 2012 e vigora deste a data de sua publicação.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui