Fisioterapia tem foco em prevenir e em reabilitar









O fisioterapeuta Ruy de Camargo Pires Neto, que trabalha na UTI do Hospital das Clínicas de SP


Com a finalidade de desenvolver e restaurar a capacidade funcional, o fisioterapeuta se preocupa com a reabilitação do paciente e a qualidade de vida dele. O profissional atua no contexto da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Ele não pode prescrever remédios nem pedir exames.

"Se antes o fisioterapeuta era confundido com um massagista, hoje a carreira é amplamente reconhecida como essencial no campo da saúde", afirma Clarice Tanaka, professora titular do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia da USP e 33 anos de bagagem profissional.

Segundo ela, houve uma mudança grande em relação à profissão. "Antes, o fisioterapeuta atendia o paciente de forma tardia, fazendo apenas a reabilitação. Hoje, a fisioterapia tem se antecipado cada vez mais no tratamento no sentido da prevenção", explica.

Com isso, o campo de trabalho ampliou. Além de hospitais e clínicas de reabilitação, o fisioterapeuta pode fazer o atendimento no domicílio do paciente, o chamado "home care".

"Outra área de atuação é ginecologia e obstetrícia, em que o fisioterapeuta ajuda na preparação para o parto no sentido de reduzir a dor", afirma Carla Christina Medalha, professora do curso de fisioterapia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que fica no campus da Baixada Santista.

O fisioterapeuta Ruy de Camargo Pires Neto, que trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital das Clínicas de São Paulo, relata que o que vê de mais recompensador na profissão é "devolver a independência às pessoas". "Como no caso de um paciente que fica com a mobilidade reduzida após um acidente de carro. É gratificante ver que, após o tratamento, ele consegue fazer coisas que antes dependia de alguém."

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui