Dores no trânsito – saiba como evitar







Passar muito tempo dentro do automóvel é comum para os moradores das grandes ciades e pode ser muito prejudicial à saúde principalmente para quem leva uma vida sedentária, sem a prática de atividades físicas. A falta de exercícios adequados somada a 1h30 de trânsito por dia pode levar à situações de stress emocionais e físicos.
 
O ortopedista e traumatologista, dr Daniel Jorge, do Hospital Santa Virgínia e membro titular da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito – Abramet – explica os riscos e como evitar problemas de saúde.
 
"Passar muito tempo sentado pode levar à fadiga nas musculaturas para-vertebrais e, associado aos balanços que o movimento dos carros e principalmente das motos, acabam ocasionando sobrecarga nos discos intervertebrais, podendo agravar quadros de hérnias de disco, lesões de ligamentos e musculares das mais diversas, desde musculatura glútea e lombar até ombros e dorso alto, pela postura de elevação mantida dos braços que a direção tanto dos carros como das motos exigem", explica.
 
Para evitar maiores problemas o alongamento é indispensável:
 
"Alongamentos dos braços, da musculatura dos trapézios com inclinações laterais estendendo a cervical de um lado a outro. Alongar os peitorais, colocando a mão atrás da cervical e puxando com a outra mão levemente os cotovelos e também alongar o dorso com hiperflexão da cervical após as atividades ao volante podem ajudar muito", sugere.
 
A musculatura lombar também é importante. Procure tocar a mão no chão contar até 20 segundos e então abrir ligeiramente as pernas e procurar com a mão contra lateral o pé oposto tocá-lo e manter por mais 20 segundos em cada. Feito isso, realize alongamento da musculatura das coxas com flexão dos joelhos e das panturrilhas, estendendo os pés bilateralmente.
 
A postura ao volante é fundamental:
 
"O ideal é deixar o banco com encosto o mais reto que o conforto permita, também não distanciando muito o assento do volante para que joelhos possam ficar ligeiramente fletidos. Os braços também não devem ficar muito estendidos, a cervical retificada e apoiada no encosto de cabeça. Em carros que possuem ajustes lombar, faça com que a lombar seja apoiada. Se não houver esse recurso, apoie com um travesseiro fino, principalmente pessoas que apresentam lordose", ressalta o especialista.
   
Para os motociclistas, procurar manter a postura ereta, evitando curvar a coluna e não deixar a musculatura lombar e abdominal totalmente relaxada.  Para manter a lombar com auxílio muscular de sustentação, importante manter os joelhos fletidos e os pés na linha das nádegas, para que possam servir de auxiliares na absorção dos impactos, principalmente nas ruas irregulares e esburacadas. 
 
"Vale ainda investir em um capacete resistente e o mais leve possível para não prejudicar as colunas cervicais. Lembre-se sempre de utilizar botas que protegem os tornozelos de lesões e entorses, além de luvas e roupas com protetores em áreas de contato. Esses equipamentos são imprescindíveis não só para auxiliar a postura como aumentar em muito a segurança dos motociclistas", finaliza dr. Daniel.
 


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui