Robô de fisioterapia reabilita pacientes de derrame em casa






Robô de fisioterapia reabilita pacientes de derrame em casaO objetivo é motivar os pacientes a realizar treinamentos por tempos maiores, melhorando as chances de reabilitação.

Avaliação de desempenho Pesquisadores espanhóis desenvolveram um robô portátil para auxiliar na reabilitação de pacientes que sofreram derrame cerebral.

O aparelho foi criado para que o paciente possa fazer os exercícios em casa, minimizando as consequências neuromusculares e a incapacitação física.

A automatização permite um monitoramento dia-a-dia do paciente, com o robô fornecendo avaliações quantitativas do desempenho do paciente durante a fisioterapia.

Os resultados são enviados ao médico pela internet.

Tele-reabilitação

O sistema é formado por um aparelho robotizado, interligado a um computador onde roda um programa de realidade virtual similar aos exergames, jogos voltados para a prática de atividade físicas.

A diferença é que o programa já possui uma função de conexão remota com o médico ou fisioterapeuta, permitindo a realização de seções reais de "tele-reabilitação".

Ou seja, apesar de fazer tudo em casa, o paciente continua usufruindo do acompanhamento médico ininterrupto.

Avaliação e treinamento

O programa guia o paciente por dois tipos de exercícios: de avaliação e de treinamento.

Os exercícios de avaliação são curtos e devem ser feitos uma vez por dia.

Os exercícios de treinamento são voltados para o desenvolvimento do movimento, da força, e da distância e da precisão dos movimentos.

O robô, chamado ArmAssist, está em testes em pacientes do Hospital La Fe, em Valência, e do Instituto Guttmann, em Barcelona.

Em comparação com as sessões tradicionais de fisioterapia, o robô propõe exercícios mais leves, mas mais demorados.

Segundo os médicos, o objetivo é motivar os pacientes a realizar treinamentos por tempos maiores, melhorando as chances de reabilitação.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui