Fisioterapia Intinerante em São Paulo







O Projeto Fisioterapia Itinerante atende pacientes encaminhados por médicos de bairros carentes de São Paulo, onde o ônibus permanece estacionado. Na equipe, todos os fisioterapeutas são formados e experientes e os atendimentos são feitos com hora marcada.

A idealizadora do Projeto, a fisioterapeuta Maria de Las Gracias Franceshini, percebeu que a população da periferia da Cidade, distante que estava de um atendimento terapêutico, exigia uma ação direta que só seria viável se chegasse mais perto de suas reais necessidades. Essas pessoas, desde que prontamente atendidas, poderiam ser reintegradas ao mercado de trabalho ou recuperar movimentos simples com impacto direto na qualidade de vida.

O serviço de fisioterapia oferecido por uma unidade móvel aparelhada atendia a esta realidade social. Foi, então, que um ônibus interestadual foi transformado em clínica.

No ônibus são atendidos cerca de trinta e seis pacientes por dia em três bairros carentes – Grajaú, Vila Missionária e Interlagos – com resultados bastante satisfatórios, tanto na área neurológica como ortopédica.

Os atendimentos não estão restritos ao ônibus. Uma minivan dá apoio ao projeto para levar os equipamentos e profissionais até domicílios próximos para pacientes com dificuldades de locomoção.

Por ser uma iniciativa privada, uma taxa simbólica é cobrada para cobrir gastos -desde motorista, gasolina e reparos até lençóis descartáveis para as macas- e permitir que o projeto continue em funcionamento.

Atualmente, em plena atividade, a clínica é sucesso face aos seus objetivos, obteve grande receptividade nas Comunidades onde atua, mas quem quiser conhece, incentivar ou colaborar para a manutenção e ampliação do projeto, será bem vindo.

O ônibus/clínica atende no horário das 8h às 14h, nos seguintes dias e locais: Segundas-feiras – Estacionamento do supermercado Makro – R. Domingas Galleteri Blotta, s/no, ao lado do shopping Interlagos / Terças e quintas – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – R. Serafim Ciuvalschi, s/no, Grajaú / Quartas e sextas – Associação de Moradores Saber Viver – R. Rainha das Missões, 206, Vila Missionária.

Fisioterapia Itinerante – tel.: (11)5681-4374 / e-mail: fisioitinerante@terra.com.br


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui