Clínica de Fisioterapia da Unitau abre inscrições para atendimentos gratuitos






A clinica de fisioterapia da Unitau está com inscrições abertas para novos atendimento. Só neste ano foram feitos mais de 18 mil atendimentos em 1.220 pacientes. 

Para poder usar dos serviços, o paciente precisa apenas do encaminhamento médico. As especialidades da clínica são fisioterapia para pacientes cardio-respiratórios, neurologia infantil, neurologia adulto, ortopedia, traumatologia e desportiva. 

Fisioterapia Neurológica Infantil 

Esta Prática Fisioterapêutica presta atendimento a pacientes com idades de 0 a 15 anos que apresentem qualquer tipo de déficit motor de origem neurológica e crianças de 0 a 5 anos com alterações motoras de origem ortopédica, além de distúrbios associados à incontinência urinária e fecal (fisiológica, dependendo da idade da criança), sialorréia, doença do refluxo gastresofágico, distúrbios respiratórios, déficit cognitivo e/ou de linguagem e manifestações cutâneas. 

Fisioterapia Neurológica Adulto 

Os pacientes atendidos neste setor são todos portadores de seqüela motora decorrente de lesão neurológica e que podem ter alterações ortopédicas e/ou respiratórias associadas. Faz-se nesse setor atendimento individual e em grupo. 

Fisioterapia Cardiorrespiratória 

Este setor faz atendimento ambulatorial aos pacientes com doenças pulmonares e cardiovasculares devidamente medicados, como também em ações pré ou pós-operatório de cirurgias tóraco-abdominais. 

Fisioterapia para Grupos Populacionais 

O Setor de Fisioterapia em Grupos Populacionais presta atendimento fisioterapêutico aos pacientes que apresentem qualquer tipo de disfunções do sistema músculo-esquelético relacionadas à gerontologia, urologia, ginecologia e obstetrícia. Portanto, este setor é subdividido em Fisioterapia Gerontológica, Urológica, Ginecológica e Obstétrica. 
As principais indicações para acompanhamento fisioterapêutico neste setor são: 

- Alterações ósteo-mio-articulares relacionadas à saúde da mulher e do homem, especificamente na incontinência urinária, linfedema de origem primária ou secundária, enquadrados no atendimento fisioterapêutico Urológico, Ginecológico e Obstétrico. Também são realizadas atividades com gestantes. 

- Alterações ósteo-mio-articulares, vestibulopatias e histórias de quedas em idosos, enquadrados no atendimento fisioterapêutico Gerontológico. 

Em adição, este setor realiza visitas domiciliares na Unidade Marlene Miranda do Programa de Saúde da Família do Município de Taubaté. 

Setor da Hidroterapia 

A piscina funciona como recurso terapêutico e é utilizado, quando necessário, pelos setores de estágio da Clínica. Os setores de Neurologia Adulta e Infantil e o setor de Ortopedia, Traumatologia e Desportiva fazem atendimentos individualizados, enquanto o setor de Grupos Populacionais atende em grupos (um aluno para cada dois pacientes, em média). A cada período a piscina comporta, em média, seis alunos, seis pacientes e um supervisor. 

Setor de Serviço Social 

Todos os pacientes atendidos na Clínica são encaminhados para o setor de Serviço Social para entrevista e atendimento social. Tal procedimento possibilita a análise da realidade familiar, viabilizando a realização de orientações sobre recursos e direitos sociais para a melhoria das condições de vida das famílias atendidas. É possível também através do estudo social relacionar a realidade familiar à conjuntura social mais ampla, desvelando categorias como, a exclusão social, as relações neoliberais de vida e de trabalho. Mas também é possível visualizar, nesta sociedade da desigualdade, alternativas de participação social e de resgate do sujeito histórico. 

Da totalidade de pacientes atendidos na Clínica de Fisioterapia, 91,14% da população é residente de Taubaté. 

A faixa etária predominante atendida com tratamento fisioterapêutico é acima de 60 anos, 28% do total de pacientes cadastrados em 2009, índice que cresceu em relação aos dados de 2008, quando a população de idosos computados foi de 25%.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui