PUC-SP abre curso de especialização de Gestão em Saúde Coletiva







A área de gestão em saúde coletiva carece de profissionais com esse tipo de formação específica. A PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), sai à frente ao promover um curso de Especialização vislumbrando a construção e a consolidação efetiva, eficiente e estratégica do Sistema Único de Saúde no país. O conteúdo programático do curso prioriza a qualidade da gestão das políticas públicas de saúde, de modo a torná-las cada vez mais eficientes e democráticas.

A Especialização visa a criar uma visão mais crítica e abrangente dos profissionais sobre o sistema de saúde em geral, permitindo que eles atuem como agentes na implantação de um sistema de saúde universalizado, integrado, hierarquizado e regionalizado, voltado à garantia da melhoria das condições de saúde da população como um todo. O foco primordial do programa é a área de saúde coletiva, a partir da qual são abordados os diferentes níveis de promoção à saúde, das políticas públicas e da gestão dos serviços de saúde.

Entre os objetivos do curso está a instrumentalização dos profissionais da área para atuarem e desenvolverem ferramentas estratégicas para todas as etapas do processo metodológico de gestão da saúde coletiva. Ao longo da Especialização, os alunos irão adquirir subsídios para análise crítica e reflexiva dos indicadores produzidos pelas intervenções. As disciplinas fornecerão ainda instrumentos para o estudo dos determinantes das condições de vida e saúde das populações humanas, além de capacitarem os profissionais para a aplicação otimizada dos recursos.

A carga horária é de 390 horas e o curso está dividido em dois módulos. O primeiro tratará de epidemiologia e estatística vital, educação permanente em saúde coletiva, políticas de saúde e planejamento estratégico, fundamentos da bioética e saúde e meio ambiente. Já no segundo módulo estão presentes temas como metodologia de pesquisa, métodos de gestão em saúde coletiva, vigilância em saúde e financiamento do sistema de saúde pública e modalidade prática, que busca inserir o aluno na realidade das unidades de atendimento em saúde, reforçando o caráter teórico-prático do curso e aproximando seu conteúdo à experiência cotidiana.

Dirigido a graduados em cursos da área da saúde, o curso tem início em 12 de Abril e aulas sempre as terças e sextas-feiras das 19 às 22h30 e aos sábados, das 8 às 13 horas, no Centro de Ciências Médicas e Biológicas, que fica na Praça José Ermírio de Moraes, 290 - Jardim Vergueiro - Sorocaba, São Paulo.

Fonte: PUC-SP


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui