Hospital Geral de Areias reforma setor de fisioterapia






Os pacientes que precisam utilizar centros de reabilitação passam a contar com uma unidade mais ampla e reformada no Hospital Geral de Areias. Após três meses de reforma, o setor de fisioterapia da instituição ganhou equipamentos, climatização e ampliação de salas, proporcionando atendimento de 150 pessoas, diariamente. A reforma no setor faz parte do projeto do Núcleo de Reabilitação da Secretaria Estadual de Saúde, que consiste em implantar, reformar e equipar centros de fisioterapia em hospitais da rede estadual.

 

Através de convênio assinado em 2004 entre o Estado e o Ministério da Saúde, foi definida a criação de 17 núcleos de reabilitação em Pernambuco. O projeto "Ampliando a Rede de Reabilitação Física no SUS" tomou mais impulso na atual gestão, quando teve sua proposta inicial ampliada para a criação de mais 11 centros, totalizando 28 unidades do Estado.

"A proposta vai permitir descentralização dos serviços e o fortalecimento dos municípios", disse a gestora da Gerência de Pessoa com Deficiência, Mayra Ramos. Segundo ela, os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) serão priorizados com a instalação dos centros. Sete núcleos já foram inaugurados, entre eles, o Regional do Agreste, Mirueira, Restauração e João Murilo (em Vitória de Santo Antão).

A inauguração da reforma do setor de fisioterapia do HGA é estratégica para receber mais pacientes, uma vez que os bairros vizinhos não possuem centros de reabilitação. Segundo a coordenadora do ambulatório, radiologia e fisioterapia do hospital, Verônica Farias, cerca de 60% dos pacientes são idosos ou sofrem de pressão alta, por isso "a reforma vai permitir tratamento mais digno e maior conforto para essas pessoas".

O novo setor de fisioterapia passa a dispor de sala de avaliação, setor de termoterapias e eletroterapias. Existe também o ginásio que comporta a mecanoterapia (terapia através de máquinas) e cinesioterapia (tratamento através de movimentos). Quanto aos equipamentos, foram adquiridos um goniômetro (instrumento para avaliação da função do paciente com incapacidade muscular), uma maca para salvamento, dois cronômetros digitais, tábua de madeira (para exercícios de equilíbrio), uma cama de primeiros socorros, além de outros equipamentos de menor porte.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui