Moradores têm sessões de fisioterapia gratuitas






Moradores têm sessões de fisioterapia gratuitas

SÃO LUÍS - Com criatividade e muita força de vontade, o professor de Fisioterapia do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) Aldair Sarmento está levando atendimentos fisioterapêuticos gratuitos a pessoas carentes da Vila Cruzado, na Vila Vicente Fialho. Em média, são atendidas por dia 80 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. São duas sessões por semana, nos turno da manhã e tarde, na Associação Comunitária e na residência dos próprios pacientes.

Graças aos atendimentos prestados pelo professor Aldair Sarmento, com o auxílio de 60 estagiários do curso de Fisioterapia do Uniceuma, a qualidade de vida de muitos moradores da Vila Cruzado tem melhorado. "A maioria das pessoas que mora no bairro sofre com dores nas costas, ocasionadas por esforço físico excessivo, pois grande parte da população trabalha em serviços domésticos ou na construção civil. Por meio de sessões semanais e orientações de postura corporal, conseguimos ajudá-los", observa o docente.

O trabalho do professor Aldair Sarmento consiste em avaliação física, palestra de orientacões e sessões de fisioterapia. Devido à falta de apoio das autoridades de saúde do Município e do Estado, o professor Aldair Sarmento diz que é obrigado a utilizar recursos naturais como água e gelo e material encontrado na casa dos próprios pacientes, como compressas quentes e cabos de vassoura. "A maioria dessas pessoas não tem condições de pagar pelo atendimento em uma clínica de fisioterapia, que custa, em média, R$ 30,00 por sessão. Muitos não têm nem como pagar a passagem para se deslocar a um dos hospitais públicos que oferecem o serviço", afirma.

Com o apoio do Uniceuma, em parceria com Associação Comunitária e dos próprios moradores da Vila Cruzado, Aldair Sarmento montou a Escolinha de Postura, onde dá orientações a crianças e adultos sobre postura corporal e exames preventivos, cuja finalidade é evitar problemas. "Esse trabalho com os moradores é uma realização pessoal. Exerço o que aprendi, por meio de uma ação social nos moldes do programa Saúde na Família, pois estou levando atendimento à casa das pessoas para evitar a doença e consumo de medicamentos, com ótimos resultados", enfatiza.


O Estado do Maranhão



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui