UFPB terá moderna Clínica Escola de Fisioterapia






UFPB terá moderna Clínica Escola de Fisioterapia
Quinta, 16 de Agosto de 2007 19h32


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contará até o final de outubro com uma moderna Clínica Escola de Fisioterapia. As obras continuam em ritmo acelerado no Campus I em João Pessoa. O projeto é resultado de um convênio firmado em 2006 entre a Reitoria da UFPB e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.


Segundo a Chefe do Departamento de Fisioterapia Juerila Moreira Barreto, as novas instalações da Clínica Escola vão trazer mudanças significativas nas atividades de estágio do Curso de Fisioterapia, pois vai melhorar o relacionamento com a população de baixa renda que procura os atendimentos gratuitos desenvolvidos na instituição, principalmente na área de saúde.


"A nova clínica é fantástica, é algo sem precedentes para a UFPB onde os alunos terão a oportunidade de exercitar o ensino, a pesquisa e a extensão tão bem reivindicados pela comunidade universitária", enfatiza a professora Juerila. Ela destaca, ainda, que a construção da Clínica Escola era esperada, pelos que fazem o curso, há 25 anos.


A nova e moderna Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB ocupará uma área construída de 780m2 e será dotada de salas de reuniões, biblioteca, recepção, consultórios, sala de terapia, oficinas de prótese e órtese, piscina térmica e ginásio terapêutico. O custo total da obra foi orçado em R$ 322 mil. A prefeitura de João Pessoa tem uma participação de R$ 280 mil na construção da clínica.


Por outro lado, o professor João Batista da Silva, Gestor da Clínica de Fisioterapia da UFPB explicou que a pretensão, com o novo espaço, é que todo o serviço seja vendido para a prefeitura de João Pessoa através do Sistema Único de Saúde – Atendimento em Média Complexidade – que visa atender, gratuitamente, a comunidade carente.


O professor João Batista disse que três disciplinas são ministradas na Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB: Seqüelas Neurológicas, que trabalha com fisioterapia nas disfunções neurológicas; Fisioterapia nas Disfunções do Sistema Osteo-Bio-Articular (ossos, músculos e articulações); Disfunções Respiratórias; e o Estágio Supervisionado que atende diversas especialidades como Postura, Corpo Mente e Movimento, Mantenha-se Ativo, Pilates, entre outras.


A Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB presta um grande serviço à comunidade atendendo a 100 pessoas por dia nas diversas especialidades, incluindo as áreas da ortopedia, traumatologia, obstetrícia, ginecologia e cárdiorrespiratória. “Com a conclusão das obras o atendimento da clínica irá dobrar”, enfatiza o professor João Batista.


A construção da Clínica Escola de Fisioterapia faz parte de um conjunto de obras implementadas pela administração central da instituição.


As informações são do Pólo Multimídia da UFPB
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui